Ataque suicida na Nigéria deixa 17 mortos e diversos feridos

A manhã desta segunda-feira (17/06) amanheceu sangrenta na região nordeste da Nigéria. Um triplo atentado suicida, acabou matando 17 pessoas e deixando outros feridos em um povoado que estava reunido em um único ambiente. O atentado e as mortes foram confirmados pelos agentes de segurança e também os profissionais dos serviços de emergências.

Os suicidas carregavam explosivos caseiros e ao adentrar no recinto onde um grupo de pessoas estavam assistindo televisão, acabaram ativando os detonadores, deixando mortos e feridos. O ataque ocorreu na cidade de Mandari, por volta das 21hs no horário local.

Os três suicidas se reuniram em um mesmo ambiente, sendo um ataque bem direcionado.

Autores do ataque

Até o momento não se sabe o motivo dos ataques, tão pouco o grupo responsável. Não houve ainda uma reivindicação, mas quem frequentemente realiza ataques desta natureza na região norte e nordeste da Nigéria é o grupo jihadista Boko Haram.

Esse grupo é conhecido por usar homens e mulheres treinados para executar ataques suicidas nestas proporções.

Ataques em Aleppo

Nesta mesma noite de domingo para segunda (17/06) outro ataque deixou ao menos 12 mortos no sul da província de Aleppo, região controlada pelo Governo de Damasco. Os autores neste caso já foram confirmados e trata-se de um ex-braço sírio da Al Qaeda, grupo extremista que era comandado por Bin Laden.

Diversos projéteis da Frente al Nusra, antiga Frente de Conquista do Levante, caíram no sul de Aleppo, no povoado de Wadihi. Além dos mortos há também outros 15 feridos.

Escrito por

Wesley Silva

Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.