O Fantástico, principal programa de domingo da Rede Globo de Televisão, exibiu na edição de hoje (10) uma matéria sobre a cura de um paciente com Aids.
A reportagem falou sobre o estudo divulgado na Revista Nature e também no CROI, Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, feito por cientistas, médicos e pesquisadores, que revelaram a cura de uma paciente portador do vírus da AIDS.
Esta foi a segunda vez em que um paciente consegue ficar totalmente livre da doença, a primeira havia sido há 12 anos atrás.
O transplante de medula óssea de um paciente que tinha a mutação da proteção contra o vírus do HIV, foi o grande responsável pela cura do paciente afetado.
A matéria também conversou com alguns pacientes portadores das doença. A expectativa de todos é positiva, e esperam que o tratamento possa ser evoluído, para que mais pessoas possam ser curados totalmente da AIDS em todo o mundo.
“O ideal seria a cura e me livrar da medicação”, afirmou um dos soro positivos entrevistados.
A matéria foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Muitos usuários comemoram o fato da descoberta dos cientistas, se se animaram com a ótima notícia.
Evolução do tratamento do HIV
No final dos anos 80, os diagnosticados com a doença estavam praticamente condenados a morte. Nos tempos atuais, graças a evolução dos medicamentos, a doença pode ser controlada, evitando a proliferação do vírus e controle do sistema de defesa do organismo, assim os portadores podem ter uma vida normalmente.
Em todo o mundo, mais de 37 milhões de pessoas possuem a doença, no Brasil são cerca de 900 mil portadores.