A Rússia começou a entregar um sistema avançado de defesa antimísseis para a Turquia na sexta-feira, uma ação que deve acionar as sanções dos EUA contra um aliado da Otan e abrir uma brecha no coração da aliança militar ocidental.
Os mísseis russos enviados à Turquia
As primeiras partes do sistema de defesa aérea S-400 foram transferidas para uma base aérea militar perto da capital, Ancara, disse o Ministério da Defesa turco, selando o acordo entre as duas nações, que Washington tentou impedir por meses.
Os Estados Unidos dizem que o equipamento militar russo não é compatível com os sistemas da Otan e que a aquisição pode levar à expulsão de Ancara de um programa de caça F-35.
Investidores na Turquia estão inquietos com o acordo. A lira turca enfraqueceu-se para 5.728 unidades contra o dólar de 5.683 antes do anúncio da chegada do sistema na Base Aérea de Murted, a noroeste de Ankara. O principal índice de ações de Istambul caiu 1,4%.
“A entrega das peças pertencentes ao sistema continuará nos próximos dias”, disse o Diretório da Indústria de Defesa da Turquia. “Uma vez que o sistema esteja completamente pronto, ele começará a ser usado da maneira determinada pelas autoridades competentes.”
A Turquia diz que o sistema é uma exigência estratégica de defesa, particularmente para garantir suas fronteiras ao sul com a Síria e o Iraque. Ele argumenta que quando chegou a um acordo com a Rússia para a S-400, os Estados Unidos e a Europa não apresentaram uma alternativa viável.
O presidente Tayyip Erdogan disse após uma reunião com o presidente Donald Trump em uma cúpula do G20 no mês passado que os EUA não planejam impor sanções a Ancara por comprar a S-400.
Fonte:Reuters Latin America