João Pessoa – A capital do Estado
João Pessoa, pela sua localização privilegiada (fica no centro dom litoral da Paraíba) é o ponto de partida para conhecer o belo litoral paraibano. Fundada em 1585 consegue conjugar história e natureza. A cidade é bastante conhecida por ter uma das maiores áreas verdes urbanas como também pela rígida legislação municipal que limita as construções a beira mar a no máximo 3 andares.
A maior atração de João Pessoa, sem dúvida, é o Cabo Branco (a 10 km) e a Ponta Seixas. O Cabo Branco já foi considerado o ponto mais oriental (leste) da América tendo perdido este título para Ponta Seixas (3 km mais ao sul). A erosão marinha, que ao longo dos anos fez com que suas ondas desgastassem o Cabo Branco e depositasse estes sedimentos na Ponta Seixas (fazendo-a aumentar) foi a responsável por este fenômeno. Do Farol do Cabo Branco, que fica no alto de uma falésia, podemos observar em detalhes toda curiosidade deste fenômeno.
Outra praia famosa de João Pessoa é a de Tambaú, onde está situado o único hotel beira mar e um dos mais luxuosos da cidade e o Mercado de Artesanato com 128 lojas, onde se pode encontrar os mais variados “recuerdos” típicos. Parada obrigatória dos turistas.
Picãozinho é um dos paraísos da cidade, onde encontramos uma formação de recifes com piscinas naturais que chegam a uma temperatura de 28ºC. Na lua cheia, os hotéis organizam serenatas sobre a água morna, uma integração perfeita do homem com a natureza.
João Pessoa preserva ainda um importante conjunto de construções barrocas, com destaque para a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio.
O visitante que for à cidade pode fazer ainda passeios para Cabedelo, passando pela balsa, para visitar as praias do litoral norte (até Barra do Mamanguape) ou Jacumã, no litoral sul, para conhecer a Praia de Tambaba. Em Cabedelo, na Praia do Jacaré, o “Bolero”, de Ravel, é tocado nos bares e barcos durante o pôr-do-sol.
LITORAL NORTE
No município de Cabedelo, ao norte de João Pessoa, encontramos o Mar do Macaco, a praia de Intermares onde está o parque aquático Intermares Water Park, bem como a praia do Poço. A praia do Jacaré é o local onde se pode ver o mais belo pôr-do-sol.
Ainda no município de Cabedelo, está a praia mais visitada do litoral, Camboinha, que na época de veraneio fica lotada. É nela que encontramos Areia Vermelha, um banco arenoso protegido por recifes.
Atravessando a foz do Rio Paraíba, está o município de Lucena, onde se realiza o carnaval de praia mais animado do Estado. Em Lucena também pode-se ver a Igreja da Guia, em fase final de restauração, uma peça única do Barroco no Brasil.
Em Rio Tinto, na praia de Barra de Mamanguape, está localizado um dos postos do Projeto Peixe Boi Marinho, que vivem livremente, mas monitorados, na foz do Rio Mamanguape.
Baía da Traição, detém a única reversa indígena do Estado, onde vivem os índios Potiguaras. É um local de belíssimas praias, muitas propícias ao surf.
A última praia do litoral norte, já na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, Barra de Camaratuba, pode ser considerada a praia mais bonita do litoral paraibano.
LITORAL SUL
Todo o litoral sul do Estado é composto de praias com formações rochosas, como a Praia do Amor, Jacumã, Coqueirinho e Tabatinga, essas duas últimas pontos de prática de camping.
Em seguida vem a praia mais conhecida da Paraíba, Tambaba, a primeira praia de naturismo do Nordeste e segunda do país, que tem na suas piscinas naturais uns de seus atrativos.
CAMPINA GRANDE
Campina Grande é a segunda cidade mais importante da Paraíba, e está situada a 122 km de João Pessoa. Com uma população de 400 mil habitantes, Campina Grande é conhecida internacionalmente por fazer o ” Maior São João do Mundo”, são 30 dias de muita festa. Também produz o maior carnaval fora de época do país, a Micarande.
E o potencial da cidade não pára por aí, é sede de um dos mais avançados centros de tecnologia do Brasil, especialmente quando se fala de software. Realiza anualmente o Encontro da Nova Consciência, retiro espiritual que atrai pessoas de todo o país, e conta com o Centro de Convenções Raymundo Asfora, um dos mais modernos.
O INTERIOR DO ESTADO
O Vale dos Dinossauros, situado no sertão paraibano, no município de Sousa, abriga pegadas que estão no leito do Rio do Peixe há mais de 130 milhões de anos e que chegam a medir meio metro cada uma, formando uma fileira de 60 pegadas. Este fato faz com que o Nordeste brasileiro seja reconhecido pela paleontologia do continente americano, contribuindo como um grande centro de estudos.
Ingá, nas proximidades de Campina Grande, é mundialmente conhecida pela Pedra do Ingá, dona de inscrições rupestres que desafiam a técnica dos cientistas e estimulam a imaginação popular. Uns atribuem as inscrições à passagem dos fenícios pela América, enquanto outros acham que são mensagens escritas por visitantes extra-terrestres.
Um outro atrativo oferecido aos turistas é a estância termal Hotel Brejo das Freiras, localizada em São João do Rio do Peixe, interior do Estado, onde as piscinas de água mineral chegam à temperatura de 36,5ºC.
Fontes: Portal PMJP, PBTur, Portal Terra, Portal Viagem.