Mas quando isso ocorre, a primeira coisa habitual que todo mundo faz, é recorrer aos medicamentos sem receita, vendidos em qualquer um posto farmacêutico. Mas aqui nesta matéria, vamos explicar que nem sempre será necessário recorrer a esse tipo de tratamento, poderá se tratar em casa mesmo, com receitas caseiras, mas muito eficazes.
Interessado/a? Vamos lá às nossas dicas, que ajudam a tratar mais rápido a tosse e resfriados. Fazendo um xarope de folhas de louro e sálvia e camomila, três grandes potentes que favorecem a nossa saúde, e para esse tipo de problema é mais eficaz que os medicamentos.
Para fazer esse xarope, necessita de reunir estes seguintes ingredientes abaixo:
- Açúcar-200 gramas
- .Água-300 ml
- .Folhas de louro-6 unidades
- .Sálvia-7 pitadas
- .Camomila-uma colher de sopa
Caso você possuía a planta de sálvia no seu jardim, que é habitualmente possível, use cinco a sete folhas, para realizar o xarope. Siga as instruções do modo de preparação e consumo:
Primeiro, leve o açúcar ao lume, numa pequena panela e deixe derreter até obter uma calda, igual a que usamos em pudim. Logo após, junte a água, e diminua a temperatura do fogo, e vá mexendo até que o caramelo derreta completamente, e fique uma calda espessa.
Continuando, num recipiente, misture as ervas, e jogue elas sobre a calda anterior, e leve a ferver durante três minutos, até que chegue ao ponto de começar a criar borbulhas. Por fim, depois de ter tudo misturado e fervido, desligue o fogo e coloque uma tampa na panela e aguarde até que a infusão esfrie.
Quando esta tiver esfriado, coe para um frasco de vidro esterilizado e que possuía uma tampa. Guarde esse preparado na geladeira, e sempre que precisar pode consumir, ideal para sintomas de gripe, e caso necessário expectorar os pulmões.
A dose recomendada para os adultos e adolescentes, poderão administrar uma colher de sopa, desse xarope caseiro, diversas vezes ao dia, mas não exagere. Já no caso de utilizar para crianças, deverá ser uma colher de chá, minimo três a cinco vezes ao dia.
Atenção: As gestantes não podem administrar este tipo de xarope, devido a algumas caraterísticas da folha de louro e sálvia, que poderá causar problemas ao desenvolver o feto.
Siga-nos para obter mais dicas caseiras.