Existem poucas sensações melhores do que a de acordar depois de uma noite de sono que você realmente descansou. A arquitetura tem um papel importante na busca da noite de sono perfeita, você sabia?
A neuroarquitetura é o ramo que fica responsável por aplicar a neurociência à arquitetura dos espaços, ela estuda a forma que o ambiente físico interfere no nosso bem-estar. Devido a isso, as decisões relacionadas a móveis, cores e iluminação são importantes para o nosso conforto.
A arquiteta especializada em neuroarquitetura Adrielly Barron, explica que o sono regula nossos hormônios e que durante esse período ele produz substâncias importantes. Por este motivo é importante priorizar ambientes que nos ajudem a ter boas noites de sono.
Na entrevista dada à Casa Vogue, Adrielly compartilha 6 dicas para que você possa ter um sono de qualidade em sua casa. Veja!
1. Controle a luminosidade
A especialista explica que assim como o sol vai baixando e dando espaço para a escuridão da noite, a luminosidade da nossa casa também deve acompanhar esse ritmo. Ela diz que velas e luminárias podem ser bons aliados.
2. Evite cores quentes
Adrielly também recomenda que tons quentes, tais como o amarelo e vermelho sejam evitados dentro do quarto.
3. Sem aparelhos elétricos atrapalhando seu sono
A arquiteta explica que enquanto estamos dormindo, nosso cérebro funciona em uma baixa frequência elétrica. De acordo com ela, o melhor é evitar interferências que aumentam as ondas. Ela aconselha a evitar aparelhos com funções elétricas a menis de 40cm da cama.
5. Atenção à disposição dos móveis
Pensar na posição dos móveis que ocupam o quarto é muito importante para que se tenha uma boa noite de sono. A especialista recomenda que a cabeceira nunca fique de costas para a janela. Ela explica que mesmo de forma inconsciente, nós podemos ficar preocupados com a possibilidade de ter alguém ou alguma coisa que pode entrar.
6. Materiais naturais são a aposta
Faça o uso de materiais naturais para que seu organismo evite o contato com os produtos químicos presentes nos móveis ou objetos. Aposte também em produtos de limpeza com menos aditivos que podem prejudicar a saúde.