12 sinais de alerta na língua que jamais deve ignorar

Uma boca que está saudável, apresenta uma tonalidade de cor rosada, é umedecida, não possui halitose, manchas brancas, vermelhas ou azuladas, e ulcerações.

Abaixo estão listados alguns sinais de alerta na língua, alguns deles são potencialmente malignos, eles não devem ser ignorados quando insistirem em permanecer por mais de umas semanas. Caso isso aconteça, procure um profissional.

1. Manchas brancas

O aparecimento de manchas nessa tonalidade e cremosa pode estar relacionada a uma infecção de fungo, que diversas vezes pode ser causada por medicamentos ou doença.

Manchas que não conseguem ser removidas, em casos mais graves, podem ser os sintomas de lesões malignas, como a leucoplasia.

Essas manchas também podem resultar-se devido a uma condição chamada de líquen plano oral. É uma doença autoimune crônica inflamatória da mucosa oral, que também gera uma crise de dor, ardor e ulceração.

 

2. Pelo na língua

Normalmente de cores branca, preta ou castanho, pode ser uma descoberta bastante alarmante. É ocasionada por conta das proteínas que transformam protuberâncias e inchaços naturais da língua em fios mais compridos, fazendo com que as bactérias e comidas fiquem agarradas ali. A notícia boa, é que podem ser tirados.

 

3. Língua preta

Os antiácidos costumam a manchar a língua quando misturam-se com a saliva. Essa situação, é inofensiva e deve sumir um pouquinho depois que a medicação for parada.

 

4. Língua vermelha e brilhante

Pode ser que seja um sinal da doença chamda de doença de Kawasaki, que é uma vasculite, ou melhor dizendo, uma inflamação dos vasos sanguíneos de pequena e média dimensão que atingem as crianças menores. Caso seja identificada cedo, essa doença é tratável. No entanto, caso a língua esteja lisa e na cor vermelha, acompanhado de dor na boca, pode ser que seja um sinal de deficiência de vitamina B3.

 

5. Sensação de queimadura

Tem a sensação de que queimou a língua em alguma coisa quente ou um gosto de metálico sempre? Pode ser a síndrome da boca ardente, que é uma doença crônica. Refluxo e diabetes também podem causar essa sensação.

 

6. Língua ‘lisa’

Se sua boca possui uma textura brilhante e nenhuma pequenas saliências, pode estar indicando a falta de nutrientes necessários. Caso as manchas lisas, porém ao lado de manchas acidentadas, pode ser uma condição totalmente benigna, chamada de “língua geográfica”.

 

7. Altos

É mais provável que seja apenas uma irritação.

8. Dores

As aftas e o líquen plano são as duas maneiras comuns de dores, por exemplo. Alguns medicamentos e infecção podem causar dores também. Mas, caso sinta dor, perceba a presença de um caroço e manchas brancas, um especialista deve ser procurado.

9. Macroglossia

Este termo é aplicado quando a língua é muito maior que a boca. Podendo ser causado por infecção, alergias ou hipotireoidismo.

10. Fissuras na língua

Elas podem se formar a medida que as pessoas envelhecem, porém também pode ser sinal da presença de uma síndrome chamada Sjögren, que é uma doença crônica que manifesta-se devido a secura das mucosas ou psoríase.

11. Feridas, dores, alto e dificuldades em engolir

Esses sintomas podem indicar a presença de um câncer oral, mas ainda sim um especialista deve ser consultado

12. Boca seca

Esse sintoma é bastante comum nas pessoas que estão infectadas pelo vírus da Covid-19 e é frequentemente acompanhado pela perda do paladar e infecção por fungos.

Escrito por

Redator Seguindo News

Escrevo sobre os mais diversos temas. Prezo pela parceria com os publishers. Os divulgadores que precisam de matérias específicas podem solicitar.