Com o atual cenário pandêmico em todo o mundo, medidas foram desenvolvidas por alguns governos, no Brasil não deferiu, o Governo em parceria com o Ministério da Economia, vieram a disponibilizar o auxílio Emergencial, que tinha o intuito de ajudar aquelas famílias de baixa renda. Logo, com o final do ano de 2020, o auxílio também veio a acabar, mesmo com a não solução da enfermidade.
Recentemente, o Governo juntamente com o Ministério da Economia, vem estudando meios para a liberação de um novo auxílio. Contudo, a volta do benefício esta prestes a ser oficializada, logo após intensos pedidos para volta do mesmo, o governo de Jair Bolsonaro veio ceder à pressão dos parlamentares. Apesar de um novo auxílio, o governo irá respeitar o limite de gastos, com o intuito de não agravar o endividamento do país.
Até o presente momento, não foi definido ao certo um valor para nova fase de distribuição, porém, acredita-se que o novo benefício poderá ser um valor entre R$200,00 e R$250,00 reais, que serão distribuídos somente a metade daqueles que receberam o antigo auxílio, durante quatro meses.
Ao contrário do ano de 2020, nesse novo auxilio, as mulheres que são chefes de família não vão receber o valor duplicado. Contudo, o Ministério da Economia em parceria com o Ministério da Cidadania irá realizar uma peneira na população brasileira para verificar os brasileiros que precisam da ajuda do auxílio emergencial.