Um caso que está servindo de alerta para muitos pais e profissionais de saúde é o caso do menino de apenas um ano de idade que morreu subitamente ao fazer um teste para saber se tinha contraído a COVID-19. O teste quebrou dentro de seu nariz, o que causou sua súbita morte.
A criança residia na Arábia Saudita e a ocorrência teve repercussão mundial. O menino foi até a unidade de saúde apresentando um quadro de febre e de acordo com os seus pais, ela não tinha nenhuma doença pré-existente.
A situação aconteceu no mês de julho e ainda está sendo investigada. De acordo com as primeiras informações fornecidas, a criança precisou passar por uma cirurgia para ter o objeto retirado de seu nariz.
O procedimento tinha sido considerado um sucesso e o estado de saúde era estável. Contudo, no dia seguinte, a criança começou a perder a consciência e apresentou dificuldades para respirar.
O menino foi submetido a uma radiografia, confirmando que suas vias áreas do pulmão ainda estavam bloqueadas. Infelizmente, ele morreu antes mesmo de conseguir ser transferido para outro hospital.
Reimar Weber, médico otorrinolaringologista, comentou que provavelmente o acidente aconteceu por conta de a criança ter feito um movimento brusco durante a avaliação. Além disso, ele ressaltou que hastes de madeira tem mais chance de quebrar.
Como evitar esse tipo de acontecimento?
O ideal para se evitar que esse tipo de acidente aconteça é ter duas pessoas ajudando no procedimento, uma segurando a criança no colo e a outra imobilizando a cabeça do pequeno.