Com o formato parecido a uma borboleta, a tireoide exerce uma das funções primordiais em nosso organismo, sem o bom funcionamento dessa glândula, nosso organismo perde a velocidade do nosso metabolismo.
Na infância, ela é quem comanda o desenvolvimento e crescimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a vida do adolescente é que mais sofre com os impactos de uma tireoide com alterações, pois desregula as taxas hormonais, os ciclos menstruais, altera o humor, a memória e concentração.
Confira abaixo os principais indicativos de que sua tireoide não está funcionando bem.
1. Perda ou ganho repentino de peso
Fique atento caso comece emagrecer ou engordar demais sem motivo aparente.
2. Desconforto na garganta
Como essa glândula se localiza no pescoço, é comum ter alteração na voz e agonia na garganta.
3. Inchaço no pescoço
Se perceber inchaço no pescoço, procure um médico de sua confiança ou um endocrinologista, mas tenha calma, nem todo inchaço nessa região significa alteração na tireoide.
4. Problemas de concentração
Se sua tireoide estiver alterada, com certeza você terá falhas na memória e dificuldade de concentração, o que trará prejuízos no rendimento escolar por exemplo.
5. Mudanças de humor ou de energia
Os níveis de energia de nosso corpo são diretamente afetados quando a tireoide começa apresentar irregularidade. É comum sentir irritação por quase tudo, perda ou falta de sono e fraqueza, vontade de ficar o dia todo na cama, sem forças para realizar os afazeres do dia a dia.