Nesta última terça-feira, dia 28 de janeiro, foi anunciado que uma criança de apenas 1 ano e 8 meses de idade não resistiu após ter sofrido um choque elétrico ao tocar um fio desencapado dentro de sua casa, na região de Codó, em São Luís.
A tragédia aconteceu por volta do período das 18h, e segundo testemunhas, a criança estava em casa com os seus pais e com outros familiares, quando encontrou uma extensão conectada à rede elétrica.
E ao puxar o fio, ele segurou a parte desprotegida, e acabou recebendo uma descarga elétrica. Com isso, os familiares tentaram a socorrer de forma imediata, a levando para uma unidade de saúde, mas apesar dos esforços, a criança não resistiu e morreu.
No momento, diversas pessoas estão lamentando a partida da criança e desejando que ela consiga descansar em paz após ter partido de forma tão trágica. Mais detalhes foram expostos.
Cuidados que podem evitar acidentes elétricos
Acidentes elétricos domésticos, especialmente envolvendo crianças pequenas, podem ser evitados com algumas medidas de segurança. Diante disso, as seguintes orientações são recomendadas:
Isole os fios elétricos: Certifique-se de que todos os fios estejam protegidos e longe do alcance das crianças. Mantenha aparelhos elétricos longe de água: Evite o contato de equipamentos elétricos com líquidos.
Proteja tomadas e fios: Mantenha as crianças afastadas de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Evite o uso de dispositivos durante o carregamento: Não permita que crianças usem tablets ou smartphones enquanto estão conectados à tomada.
Cuidado ao ligar e desligar equipamentos: Ao conectar ou desconectar aparelhos, como videogames ou computadores, sempre utilize o plugue e nunca puxe diretamente o fio. Prefira tomadas altas ou fora do alcance: Instale tomadas em locais que não sejam acessíveis para crianças.
Substitua fios desencapados: Fios danificados devem ser substituídos imediatamente. Choques leves ao tocar em eletrodomésticos podem indicar problemas no aterramento ou na instalação elétrica.