Quem perdeu ou teve o celular roubado poder recorrer ao Facebook para tentar localizar o aparelho, um recurso muito fácil de ser usado, mas que poucas pessoas conhecem. Isso é possível graças ao ‘histórico de localização’, pois a rede social vai registrando um histórico dos lugares onde o usuário esteve com o smartphone.
Esse histórico pode ser acessado de outro celular ou até mesmo através de um computador e assim é possível conferir por onde anda o aparelho roubado ou perdido.
Vale lembrar que essa opção só poderá ser acessar se o usuário deu permissão ao aplicativo para ter acesso à localização do aparelho, caso contrário, não tem como ver o histórico de localização.
Pelo sistema operacional Android é só acessar as ‘Configurações’, depois ir em ‘Local’ e acessar ‘Permissões de Aplicativo’ para autorizar o acesso.
Se for o Android 10 ou superior há duas opções de permissão, que é sempre ou somente quando o aplicativo é utilizado. Lembre-se que também é necessário autorizar esse recurso no próprio aplicativo do Facebook.
Com essa autorização o Facebook mostra anúncios mais relevantes, mostra Wi-Fi nas proximidades e ainda mostra os ‘Amigos nas Imediações’, só que a empresa saberá de todos os passos do usuário, por isso muitos não gostam dessa situação.
Mas o usuário tem a opção de desativar essa opção sempre que quiser, além de poder deletar todos os registros anteriores.