Ontem o Brasil avançou mais uma fase na Copa América 2019, derrotando o Paraguai nos pênaltis. Mas apesar do torneio deste ano ainda não ter chegado ao fim, seus representantes já miram nas próximas competições de 2020.
Com isso o presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou que a próxima partida final da Copa América de 2020 será realizado na cidade mais populosa colombiana, Barranquilla. Na edição de 2020, as partidas serão realizadas na Colômbia e na Argentina, divididas entre dois grupos, o “norte e sul”.
Segundo o presidente colombiano, houve uma reunião com o presidente da Conmebol, Domínguez, e ficou decidido que a próxima final será realizada na Colômbia. O anúncio oficial foi feito através de sua rede social no Twitter.
Assim que o anúncio foi feito, o prefeito de Barranquilla, Alejandro Char, disse que a decisão deverá ser feita próxima ao mar do Caribe, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez. Apesar de não ser a capital Bogotá, a região é uma das mais importantes do país.
Confira o pronunciamento:
#Bogotá Me complace anunciarle al país que hace unos minutos hablé con el Presidente de la @CONMEBOL, Alejandro Domínguez, quien nos dio una gran noticia: la final de la #CopaAmérica2020 se realizará en Colombia. Ese ha sido el deseo de todos los colombianos. pic.twitter.com/ixlC44Ilkz
— Iván Duque (@IvanDuque) 27 de junho de 2019
Outros jogos de 2020
Os locais das quartas e semifinais da Copa América de 2020 ainda não foram definidos e não se sabe se serão realizadas somente na Colômbia ou Argentina, ou em ambos.
Copa América 2020
O torneio do próximo ano realizado no mês de junho/julho, contará com 12 seleções. Dez que são filiadas à Conmebol e outras duas convidadas. Na versão de 2020 as seleções convidadas deverão ser a Austrália e o Catar.
Este ano marca o início do torneio a cada quatro anos, sempre em paralelo à Euro, outro importante torneio mundial. Ele também contará com a novidade que será dividido em dois grupos de seis seleções, classificadas entre Norte e Sul. Os times deverão se enfrentar dentro do próprio grupo e os quatro melhores avançam para às quartas de final.
Assim em relação com a Copa América de 2019, a edição de 2020 terá 12 jogos a mais, totalizando 38 partidas, algo que eram apenas 26 até o momento. O formato de “norte e sul” será para facilitar a viagem de torcedores na primeira fase.
A Copa América de 2020 será na verdade uma experiência para à Conmebol, que irá avaliar como as nações irão desempenhar seus papeis e se será algo lucrativo também.
A Conmebol vai usar a edição de 2020 para avaliar a “experiência” das sedes Norte e Sul.
Grupo definido para 2020
O grupo norte será composto por:
- Colômbia;
- Brasil;
- Equador;
- Peru;
- Venezuela;
- E convidado (à definir em sorteio).
Já o grupo sul será composto por:
- Argentina;
- Bolívia;
- Chile;
- Paraguai;
- Uruguai;
- E convidado (à definir em sorteio).
A Austrália e o Catar devem participar de um sorteio para definir em qual grupo irão participar.