Transplante de rim: Como é feito o procedimento cirúrgico realizado por Fausto Silva

Saiba qual é o atual estado de saúde do apresentador.

Na manhã de segunda-feira, dia 26 de fevereiro, o renomado apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, foi submetido a um procedimento de transplante renal. A notícia foi oficialmente confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro.

De acordo com informações divulgadas, no último domingo, dia 25 de fevereiro, Faustão foi admitido no hospital “para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica”.

Vale ressaltar que Fausto Silva passou por um transplante de coração no mês de agosto de 2023. Ainda segundo as informações repassadas pela unidade hospitalar a cirurgia ocorreu sem intercorrências e que o apresentador está estável e sobre monitoramento da adaptação do órgão.

Como é feito o transplante de rim?

Para a maioria dos pacientes que sofrem de doença renal crônica em estágio avançado, o transplante de rim representa a alternativa mais eficaz de tratamento.

O que é o transplante de rim?

O transplante de rim é um procedimento cirúrgico avançado que envolve a substituição de um rim doente por um rim saudável de um doador compatível. Após o transplante o paciente consegue ter uma melhor qualidade de vida e ter saúde mais estável.

Quando se torna necessário o transplante de rim?

O transplante de rim é considerado quando as condições renais comprometem severamente a capacidade do organismo de filtrar resíduos e manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos, tais como:

  • Para pacientes nos estágios avançados da insuficiência renal crônica, o transplante pode ser considerado como uma alternativa à diálise.

O transplante de rim é um procedimento cirúrgico que ocorre em várias etapas:

Preparação Cirúrgica: Antes da cirurgia, o paciente recebe anestesia geral. Tubos são inseridos para auxiliar na respiração e monitorar os sinais vitais durante o procedimento.

Implantação do Novo Rim: O rim do doador é implantado. Ele é conectado à artéria e à veia do paciente para garantir o fluxo sanguíneo adequado. O ureter, que é o tubo que transporta a urina, do novo rim é então conectado à bexiga ou ao ureter do paciente.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.