Uma cidade inteira na China será submetida a teste de Covid-19 após ser constatado um surto na província de Xinjiang. As autoridades acreditam que cerca de 4,7 milhões de pessoas em Kashgar precisarão fazer o teste e assim será possível saber a real situação por lá.
A China é um dos países que mais vem tendo sucesso no combate ao novo coronavírus, pois vem conseguindo reduzir rapidamente as taxas de infecção, mas a preocupação agora é com os pequenos surtos que insistem em aparecer.
A província de Xinjiang fica mais ao oeste da China e é onde vive uma minoria étnica de origem muçulmana uigur. Segundo alguns grupos de direitos humanos estas pessoas estão sendo perseguidas pelo governo e é preciso fazer alguma coisa urgente.
As escolas em Kashgar estão todas fechadas, os moradores não podem deixar a cidade e somente quem foi submetido ao exame e testou negativo poderá pedir uma solicitação para viajar.
O curioso é que tudo isso começou após uma mulher testar positivo para Covid-19, ela ficou assintomática, mas como trabalhava em uma fábrica de roupas todos precisaram ser testados e logo as autoridades perceberam que um novo surto estaria começando.
Depois que os testes começaram a ser feitos em massa, mais de 130 pessoas assintomáticas foram detectadas e precisaram ficar isoladas. Só neste último domingo em Kashgar, foram realizados mais de 2,8 milhões de testes e a expectativa é que as testagens possam ser concluídas em breve.