Duas crianças perderam a vida esta semana depois de comer frutas venenosas no quintal de sua avó. Um menino de cinco anos e uma menina de três eram irmãos e não sabiam o que comiam. Apesar do incidente ser fatal, muitas crianças costumam colocar na boca e comer coisas que são nocivas à saúde, pois eles não têm ciência dos que estão fazendo.
Como é o caso de Jhofran Chaya e Amira Chaya que acreditavam que comiam maçãs por causa da aparência da fruta, que era semelhante na cor e no formato. Os irmãos viviam com sua família em uma pequena cidade da Colômbia.
Segundo informações de familiares das vítimas, logo após comerem o fruto da planta Thevetia ahouai, conhecida no Brasil como tingui-de-leite- e aguaí, não sentiram nada, mas depois os sintomas começaram a aparecer, aos poucos.
“No momento em que comeram não aconteceu nada, mas depois passaram a vomitar e apresentar sinais de que haviam sido envenenados” diz o pai das crianças. Depois de provar que não se sentiam bem, Amira e o irmão foram levados a um posto de saúde local, onde lutaram pela sobrevivência.
Os irmãos passaram dois dias sob cuidados médicos, mas infelizmente não conseguiram resistir ao envenenamento e vieram a óbito, deixando a família e amigos desolados.
O caso serve de alerta e mostra que todo cuidado é pouco quando se trata de cuidar de uma criança, que é curiosa e ainda está aprendendo o que faz mal e o que é correto.