Repentinamente tudo ficou vermelho na tarde deste domingo (26) na cidade de Franca SP e diversos moradores registraram o evento em fotos e vídeos nas redes.
A nutricionista Thaísa Vilas Boas foi surpreendida pela nuvem de poeira que dominava a cidade neste domingo (26) em Franca (SP). Ela registrou o fenômeno da janela de seu apartamento.
Thaísa relata que nunca viu nada parecido e que não estava esperando por aquilo. Foi apenas por alguns segundos dar aquela olhadinha pela janela e se deparou com a nuvem de poeira. Segundo ela, a cidade inteira estava coberta e que a poeira vinha acompanhada de muito vento.
A nutricionista é moradora do bairro Residencial Amazonas e fez o registro da grande poeira por volta de 17 h. Nas imagens é possível ver ao lado da casa dela o fenômeno se formando. Outros moradores de Franca também fizeram seus registros com imagens de vídeos mostrando a poeira “engolir” toda a cidade.
Antes dos registros em Franca, a nuvem de poeira também foi registrada por moradores de outras cidades do norte do estado de São Paulo como: Ribeirão Preto e de Jardinópolis. Segundo relatos, a poeira antecedeu a chegada de grandes tempestades. Há dias não chove em Franca que enfrenta uma severa estiagem que já dura uns três meses e em decorrência disto os moradores estão enfrentando um rigoroso racionamento de água desde o início de setembro.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) registrou dados que mostram a dificuldade de captação de água no Rio Canoas e no Córrego Pouso Alegre, ocasionando uma drástica seca.
Todavia, a partir de segunda-feira (27), passa a acontecer a divisão dos bairros em blocos para receberem 36 horas de abastecimento de água e também permanecerão abastecidos com as torneira secas por mais 36 horas.
Assim como outros moradores de Franca, Thaísa se vê prejudicada pela poeira que invadiu seu apartamento e também pela falta de água que a impede de limpar toda a sujeira após a invasão. Em nota, a Sabesp solicitou aos moradores para evitarem o desperdício de água para a limpeza de suas casas após o ocorrido.
Segundo a Companhia, o município vem enfrentando um período de estiagem e passa por rodízio no abastecimento de água. Sendo assim, é necessário que todos usem a água que tiverem da melhor forma possível, consciente e sem desperdiçar.