Nesta segunda-feira, 27 de setembro um terremoto muito forte de magnitude 5,8 tremeu a maior ilha grega de Creta, e ao menos uma pessoa perdeu sua vida com o desabamento da cúpula de uma igreja que estava sendo reformada.
O terremoto também acabou deixando nove pessoas feridas e gerou danos bastante consideráveis em edifícios e residências do local. A pessoa que veio a óbito foi registrada pela cidade de Arkalochori.
Diversas pessoas começaram a correr para a rua em Heraklion, que é a principal cidade de Creta, todos os alunos receberam as instruções de saírem das salas de aula e ficarem nos pátios ou até mesmo em praças próximas.
O prefeito do local relatou que o terremoto foi muito forte e que durou segundos bem consideráveis.
De acordo com o Instituto Geodinâmico de Atenas, o epicentro ocorreu a 10 km de profundidade, a 346 km ao sul da capital e a 23 a noroeste de Arvil.
O tremor aconteceu por volta das 9h17 da manhã (horário local de Creta, 3h17 no horário de Brasília), e ao menos mais nove tremores secundários acabaram tendo o aumento de danos nos vilarejos que ficam localizados perto do epicentro.
A imprensa de Creta, contou sobre o desabamento de muitas paredes de edifícios antigos feitos de pedras em aldeias que estavam próximas ao local onde ocorreu o terremoto, na parte oriental.
Nenhum voo foi afetado no aeroporto de Heraklion, e a associação de hotéis contou que não ocorreu nenhum dano grave aos empreendimentos presentes no local, pois lá tem bastante resorts.