Nos últimos dias, os casos de varíola do macaco aumentaram bastante e já existem diversos casos confirmados em muitos países. Devido a isso, é necessário saber quando uma erupção cutânea é o sintoma da varíola do macaco. A varíola dos macacos e da mesma família da varíola humana erradicada na década de 80, mais especificamente no ano de 1980 por conta da vacinação.
O surgimento do surto da doença chamada varíola dos macacos acendeu um alerta na Organização Mundial da Saúde (OMS), que está monitorando de perto o aumento dos casos no mundo inteiro.
Quais são os sintomas da varíola dos macacos?
Quando ocorre o contágio dessa doença, os sintomas são semelhantes à gripe, este é o período chamado “período de invasão”, e com ele vem vindo o cansaço, febre e mal-estar. Logo em seguida, irá surgir as erupções na pele, que se diferenciam das mais comuns, pois passam por diversos outros estagiários. No começo da doença se apresenta avermelhada e sem volume algum, e com o passar dos dias começam a ganhar volume e formam bolhas antes da formação das cascas.
As erupes mudam e passam por estágios diferentes, podendo parecer como catapora ou até mesmo sífilis, até finalmente formarem uma casca que cai logo depois. Rosamund Lewis, uma especialista da OMS, afirmou que a doença pode ser confundida facilmente com a “catapora”.
Existem outras doenças que também causam erupções na pele, como:
Sarna;
Picadas de percevejos ou outros insetos;
Doenças sexualmente transmissíveis (DST), como sífilis ou herpes genital.