Idealmente, o momento do parto deve ser uma experiência única para a mulher que da luz a uma criança. Idealmente, é um momento com o mínimo de dor e estresse possível, cercado de tranquilidade e amor.
Muitas mulheres conseguem viver experiências muito próximas do que é o ideal, mas outras vivem situações realmente traumáticas e perturbadoras. Lamentavelmente, um caso como este ganhou as manchetes nesta semana.
Uma mulher entrou em trabalho de parto e deu a luz na porta de um hospital, após ter a entrada negada. Segundo as informações, a unidade estava fechada quando a gestante chegou.
O caso aconteceu no Hospital e Maternidade Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), no último sábado (24/12). Algumas pessoas que estavam no local chegaram a bater na porta, mas nenhum funcionário se apresentou.
Após entrar em trabalho de parto dar a luz na frente do hospital, a mulher acabou sendo amparada por pessoas que passavam pelo local. Sua entrada na Unidade Médica só aconteceu após o parto.
Um vídeo filmado por testemunhas mostra a mulher sentada no chão, com bebê no colo e cercada por sangue. Em nota, o Hospital admitiu ter havido “falha no protocolo” e afirmou que a mulher foi acolhida de forma “retardada”.
“A falha no protocolo já implementado será apurada e serão tomadas as devidas providências da maneira mais rígida possível para que o erro não se repita”, diz trecho da nota. Ainda segundo a nota, mãe e bebê estão bem.