Nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, a Polícia do Distrito Federal, emitiu um alerta para os pais e orientadores sobre ameaças envolvendo Jonathan Galindo, mais conhecido como o “Homem Pateta”. Diversos perfis com este nome são criados e acabam induzindo crianças e adolescentes a cometerem automutilação ou até mesmo suicídio.
A conta interage com os menores de idade, levando mensagens que incentivam atos contra o próprio corpo. Além de outras palavras perturbadoras. As crianças também podem sofrer com ameaças constantes de morte, caso não façam aquilo que o perfil deseja.
De acordo com as informações fornecidas pela Polícia Federal, a maioria dos perfis são fakes e não possuem ligação com o perfil original que iniciou “o desafio”. A primeira conta foi criada na Europa no ano de 2017.
Existem vários relatos associados a contas deste gênero ao redor do mundo. Infelizmente, se trata de um crime cruel e grave que acaba incitando menores de idade a cometer atos terríveis.
A Polícia pede para que os pais prestem mais atenção na atividade que seus filhos tem na internet e ressaltam que o caminho não é a proibição total, mas o diálogo.
O perfil ainda chegou a tentar tirar dinheiro de suas vítimas, após ter acesso ao endereço de IP da vítima ao encaminhar um link de acesso.
Por este motivo, os pais devem ficar atentos a qualquer comportamento estranho que seus filhos apresentem.