Autoridades competentes da saúde começaram a rastrear de onde veio a primeira cepa do vírus. Ao todo são somados mais de 200 pessoas em 27 estados, a doença causou muita confusão nos centros hospitalares por conta das bolhas no corpo, cidadãos mencionaram a ”
Ebola”.
A doença pode apresentar sintomas visíveis semelhantes, mas a origem da cepa do vírus e derivada da varíola dos macacos.
O (centro de Controle e Prevenção de Doenças) revelou nota de apreensão e medo de que pessoas tenham entrado em contato com a doença em viagem para a Nigéria no início deste mês. O suspeito seria um homem residente do Texas (EUA). O mesmo viajou para o país no início deste mês.
De acordo com o próprio (CDC), todos os passageiros do avião podem ter sido expostos pelo vírus e irão apresentar sintomas, a varíola dos macacos em certos casos podem ser fatal.
A varíola dos macacos é uma doença altamente viral sendo considerada rara por especialistas o vírus detêm da mesma família da Varíola convencional. O vírus não possui propriedades de se formar em cidades e lugares menos remotos, sua origem são de países da África central e ocidental.
A doença detém de 2 estágios visíveis, após o contágio, febre, perda de apetite e muito inchaço no corpo. Nos casos investigados o inchaço localiza-se em regiões de junta dos membros.
Após ceder com a febre, bolhas começam a emergir da pele, algumas formam pequenas erupções ocasionando muita coceira e incômodo. Por fim após todo o processo as bolhas secam como machucados comuns, todo este infeliz processo poderá deixar diversas cicatrizes.
A varíola dos macacos é considera (zoonose), de resumo é possível que sejam transmitidas de animais para seres humanos.
O primeiro caso de varíola dos macacos foi constada em 1970 no Congo, alguns anos depois foram registrado o primeiro caso nos (EUA). Quase na mesma década o grande avanço da medicina fez história, erradicando a varíola em 1980. Agora em 2021 a varíola dos macacos voltou a ser notícia por todo o mundo, registrando mais de 120 casos dentre esses 27 estados.