Na cidade de São Paulo está sendo criada uma nova maneira de controle para locais públicos, o prefeito Ricardo Nunes disse nessa segunda-feira (23) que a vigilância sanitária irá exigir a partir do dia 27 a alguns locais o “passaporte da vacina”.
Os estabelecimentos irão precisar fazer uma avaliação de todos os clientes que forem atender, estes precisaram ter em mãos o comprovante de vacinação para que possam ficar no local caso descumpram multas serão aplicadas.
Para Ricardo essa será uma nova forma de incentivar as pessoas a se vacinarem já que muitas estão abdicando do imunizante outras tomaram apenas a primeira dose e não voltaram mais, como comprovante da vacina o prefeito estará lançando um aplicativo de celular.
Para frequentar algum shopping restaurante ou até mesmo para ir a shows e eventos será necessário apresentar seu QR Code, este será escaneado por algum responsável que irá ter acesso ao seu calendário de vacinação, caso esteja atrasado ou não tenha tomado a vacina da Covid-19 a pessoa fica proibida de permanecer no local.
Além disso o app também terá como função lembrar a pessoa de que a data da sua segunda dose está chegando, 211 mil pessoas não voltaram para a segunda dose e segundo o prefeito a maioria alega esquecimento, o aplicativo será lançado dia 27 e a partir daí as regras já começam a valer para os moradores da cidade.