Juiz federal de MG dá 72 horas para que Bolsonaro explique mudanças feitas na Petrobras

Presidente indicou general da reserva para assumir cargo na estatal após alta dos combustíveis

Uma determinação feita por um juiz pertencente à7ª Vara da Justiça Federal  da cidade de Belo Horizonte, pede agora que agora o presidente Jair Bolsonaro juntamente com a União e a Petrobras deem explicações a respeito do caso, no prazo estipulado de 72 horas, a indicação que foi feita pelo chefe de estado, do general Joaquim Silva e Luna, para assumir o cargo de presidente da estatal.

O anúncio foi feito por Bolsonaro na última sexta-feira (19). O general atualmente ocupa o cargo de diretor do local. Caso seja confirmado, Silva e Luna irá substituir o atual chefe da Petrobras, Roberto Castello Branco, que foi indicado pelo próprio presidente logo após assumir seu cargo, depois das eleições presidenciais de 2018.

O motivo pela qual o juiz determinou o prazo em questão, foi devido a um pedido de liminar, que foi desenvolvida peloss advogados Daniel Perrelli Lança e Gabriel Senra, para que fosse impedida a saída do atual presidente, e também para que a posse do geral indicado por Bolsonaro não ocorresse em seguida.

De acordo com Lança, o presidente com esta atitude está claramenteconstrangendo a todo o Conselho de Administração, com a interferência feita na estatal, devido a seus próprios interesses políticos-ideológicos.

Segundo a lei das estatais, os membros do conselho em questão e os indicados para os cargos de diretor, presidente, diretor-geral e diretor-presidente, precisam ter 10 anos de experiência na área em que irão atuar na empresa, e formação acadêmica de acordo com o cargo que será assumido. A ação movida agora, no entanto, indica que o general que está sendo indicado pelo presidente brasileiro, não cumpre os requisitos necessários para assumir o cargo ao qual foi indicado.

Escrito por

Redator Seguindo News

Escrevo sobre os mais diversos temas. Prezo pela parceria com os publishers. Os divulgadores que precisam de matérias específicas podem solicitar.