Na manhã deste domingo (22), um avião de pequeno porte caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, causando uma grande mobilização de equipes de emergência.
O Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar e a Polícia Civil atuam no local do acidente, enquanto vítimas foram encaminhadas a hospitais da região.
Pelo menos 15 pessoas precisaram de atendimento médico, principalmente por inalação de fumaça devido a um incêndio provocado pela queda.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento exato da queda do avião em Gramado na manhã deste domingo: 9h13min pic.twitter.com/lhKn0jUBkh
— Jonathas Costa (@jonathasac) December 22, 2024
A aeronave havia decolado do aeroporto de Canela por volta das 9h15, com destino a Jundiaí, São Paulo, mas caiu poucos minutos após a decolagem. Durante o acidente, o avião colidiu com a chaminé de um prédio, além de atingir uma loja de móveis e uma pousada.
🚨VEJA: Vídeo mostra o local atingido pelo acidente aéreo ocorrido em Gramado (RS).#Acidente #Gramado pic.twitter.com/DGQBcfTWjF
— ᗩᒪEᖇTᗩ ᗰᑌᑎᗪO 🌎 (@AlertaMundo_) December 22, 2024
No prédio atingido, uma pessoa conseguiu sair ilesa, enquanto a loja de móveis estava vazia no momento do impacto, evitando maiores danos humanos. Já na pousada, os destroços da aeronave causaram um incêndio que deixou 15 pessoas feridas.
Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.
No momento,…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 22, 2024
As vítimas foram socorridas por equipes de emergência e levadas a hospitais da região. A maior parte delas foi atendida por problemas relacionados à inalação de fumaça.
Informações preliminares indicam que dez pessoas estavam a bordo do avião no momento do acidente, e, segundo o governo do Rio Grande do Sul, não há sobreviventes entre os ocupantes.
Avião cai em Gramado. pic.twitter.com/vp9ds8keoC
— Eduardo Teixeira (@o_eduteixeira) December 22, 2024
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou que a aeronave está registrada em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, empresário e filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar. No entanto, as identidades das vítimas ainda não foram confirmadas.
🚨AVIAO CAIU HOJE NO CENTRO DE GRAMADO/RS Não há aviso de vítimas pic.twitter.com/ul90NjR7Np
— Barboza🇧🇷 (@Barbozadobrasil) December 22, 2024
O caso ressalta os perigos inerentes às viagens aéreas, especialmente em pequenos aviões, e reforça a importância de rigorosos protocolos de segurança e manutenção para evitar tragédias como esta. As autoridades seguem investigando as causas do acidente.