Vale-gás: entenda programa e quem terá direito ao auxílio

A Lei que instrui o auxílio Gás dos Brasileiros foi sancionada pelo atual presidente, Jair Messias Bolsonaro. As pessoas que serão beneficiados irão receber a cada 2 meses, um valor que corresponde a cerca de 50% do preço médio nacional da revenda de um botijão de gás de 13 kg.

Nesta segunda-feira, 22 de novembro, Bolsonaro sancionou o que está sendo chamado de vale-gás — é uma forma de auxílio para ajudar as famílias que não possuem condições para comprar um botijão de gás de 13 kg. Entretanto, não há uma data marcada para que os pagamentos comecem a ser efetuados.

Esse programa tem como objetivo aliviar o bolso da população de baixa renda, já que desde o começo deste ano o gás de cozinha já teve um aumento em seu preço de cerca de 30%, esse é um dos itens que mais tem pesado na inflação.

De acordo com a última pesquisa que foi realizada pela ANP, o preço médio de um botijão é R$ 102,52. As pessoas beneficiadas por esse projeto, a cada dois meses irão receber pelo menos 50% do valor do gás de 13 kg. A média de preços foi divulgada pela ANP.

Hoje em dia, o botijão de gás de 13 kg vai de 100 reais, podendo chegar até 135 reais em alguns estados do Brasil.

Em uma gravação de vídeo, a reportagem mostra que o gás de cozinha está custando cerca de 10% do salário mínimo no país — que é 1.110 reais — em 16 estados do Brasil.

Escrito por

Redator Seguindo News

Escrevo sobre os mais diversos temas. Prezo pela parceria com os publishers. Os divulgadores que precisam de matérias específicas podem solicitar.