Neste último domingo, dia 22 de setembro, uma explosão deixou ao menos cinquenta pessoas sem vida e outras vinte feridas. No caso, eram todos trabalhadores, segundo informado por canais de comunicação.
A explosão ocorreu durante o período noturno e foi causado por conta de um vazamento de gás metano em uma mina de carvão. Foi relatado que setenta pessoas estavam trabalhando no local.
A mina, é propriedade de uma empresa privada, e o vazamento do metano causou explosão em dois blocos da mina, o que dificultou as operações de resgate e causou pânico devido ao acúmulo do gás fatal.
No momento, equipes continuam trabalhando em uma tentativa de recuperar os corpos que ainda estão presos, a cerca de 250 metros abaixo da superfície.
“Infelizmente, ficamos sabendo que ocorreu um acidente em uma das minas de carvão em Tabas e que vários de nossos compatriotas perderam a vida. Ofereço minhas condolências às suas respeitáveis famílias”, lamentou o presidente do Irã.
https://www.youtube.com/watch?v=HzjRfhL2N7c
Imagens transmitidas pela televisão mostram ambulâncias e helicópteros indo até o local, com a intenção de transportar os feridos para unidade de saúde. Outras imagens mostraram os corpos sendo retirados com o auxílio de carrinhos de mineração.
O presidente do Irã, Masud Pezeshkian ofereceu suas condolências às famílias das vítimas, além de ordenar uma investigação sobre o incidente.
Este acidente é um dos mais letais do país nos últimos anos. No ano passado, um incidente semelhante em outra mina de carvão no norte do Irã também resultou em mortes, devido a um vazamento de gás.