Segundo a Fundação Municipal de Saúde, um homem teria dado entrada em estado grave em uma UPA. O caso ocorreu na tarde da última quarta-feira, 17 de março, após o paciente receber atendimento no chão da unidade do bairro Promanar, no sul de Teresinha.
De acordo com as informações recebidas, o homem desenvolveu doenças respiratórias, o que levou a uma parada cardíaca, a equipe médica ainda realizou todas as operações de reanimação, mas em nenhuma delas foi possível salvá-lo.
Após ser questionada sobre o incidente, a fundação afirmou ainda que, quando o paciente não identificado entrou na enfermaria, seu estado era muito grave e ele estava acompanhado por um familiar, e imediatamente realizaram todas as operações de reabilitação.
A unidade informou ainda que todos os quartos estão ocupados, incluindo camas extras. Também enfatiza que, devido à gravidade do paciente, é impossível reverter o quadro do processo de reanimação cardíaca.
A entidade ainda afirmou que todos os recursos possíveis são utilizados para a reanimação do paciente. Ainda de acordo com a equipe, a UPA está superlotada e carece de estrutura para atender às necessidades atuais.
Na equipe de assistência aos pacientes, a técnica de enfermagem Polyena Silveira disse em entrevista ao portal do G1 que todos os ciclos de reanimação cardiopulmonar possível foram utilizados, mas o paciente não pode ser reanimado.
Uma situação que deixou a todos bastante revoltados, já que a unidade está passando por um momento complicado devido a alta demanda de paciente com a covid-19.