Nesta quinta-feira (21), o ex-presidente Lula informou que durante sua viagem a Cuba testou positivo para Covid-19, ele chegou ao país no dia 21 do mês passado, mas surpreendeu a todos ao afirmar que ficou de quarentena e que já se encontra totalmente recuperado da doença.
A informação foi dada pelo próprio petista em seu perfil no Twitter e segundo o comunicado, assim que chegou a Cuba ele fez um teste RT-PCR, mas o resultado foi negativo. Só que no dia 26 e dezembro ele passou por um segundo teste e desta vez foi confirmado que ele estava infectado.
De acordo com Lula, outras 9 pessoas que foram com ele nesta viagem também testaram positivo para a doença, mas apenas um apresentou os sintomas graves. O escritor Fernando Morais apresentou uma piora e por isso precisou ficar internado por 14 dias. Os médicos detectaram complicações pulmonares, mas aos poucos ele foi se recuperando.
O ex-presidente garantiu que cumpriu a quarentena na ilha e que não foi hospitalizado porque não apresentou nenhum sintoma mais grave. A nota informou que ele teve ‘excelente recuperação’.
O motivo dele informar somente agora que este contaminado é que segundo Lula, ele queria ‘preservar sua família’ e também as pessoas que estavam com ele e foram infectadas.
4 – Estes exames apontaram positivo para a Covid19 do ex-presidente e de outros membros da equipe, confirmando serem casos importados através da investigação epidemiológica.
— Lula (@LulaOficial) January 21, 2021
Depois de ficar cerca de um mês em Cuba, Lula retornou ao Brasil, ele chegou a São Paulo nesta última quarta-feira, dia 21. Ele teria viajado para participar de um documentário que é dirigido por Oliver Stone, um famoso cineasta dos Estados Unidos.