Com uma semana de espera, 2 milhões de doses da vacina contra o Covid-19 da Oxford e AstraZeneca irão chegar na cidade de São Paulo nesta sexta-feira (22). De acordo com o Ministério da Saúde, a carga em questão que está vindo da Índia, está sendo aguardada para o final da tarde no dia de hoje, através de um voo comercial, feito pela companhia Emirates. A carga chegará no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Logo em seguida, após os trâmites alfandegários, a carga com as vacinas será levada para um avião da Azul, que terá como destino a cidade do Rio de Janeiro, onde está localizada a Bio-Manguinhos, uma unidade da Fiocruz, que será responsável por realizar a rotulagem das ampolas de vacinas chegadas da Índia.
As vacinas em questão que chegarão ao Brasil nesta sexta-feira são produzidas pelo Instituto Serum, que é parceiro da AstraZeneca na Índia. A Fiocruz pagou o valor de R$54,9 milhões pelas doses em questão que chegarão agora. A previsão, de acordo com o que foi relatado pela Fiocruz, é de que as vacinas estarão prontas para serem distribuídas na tarde de sábado (23).
Logo após, as vacinas serão entregues para o Ministério da Saúde, que através do PNI (Programa Nacional de Imunizações) vai distribuir as vacinas de acordo com a proporção populacional em relação a cada estado, e posteriormente as vacinas serão encaminhadas aos seus destinos finais ao longo do país inteiro.
Os procedimentos de importação e liberação das vacinas entre Brasil e Índia foram anunciados nesta última quinta-feira (21). O anúncio veio após ter ocorrido um imbróglio que se tornou uma verdadeira dor de cabeça para o governo brasileiro, que vinha ocorrendo desde a última semana, sendo somente solucionado agora.