A Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Econômica deu a autorização financeira de cerca de US$ 120 milhões do Bacon Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento para as obras no litoral norte catarinense. As obras são de infraestrutura e mobilidade urbana.
O valor deste financiamento que foi autorizado no dia 13 deste mês, é cerca de 685 milhões de reais. Foi informado na última segunda-feira, 20 de dezembro, pelo Ministério da Economia, que a aprovação deste empréstimo deverá ser trazida a público no Diário Oficial da União até o final desta semana.
Falando sobre o túnel subaquático entre os municípios de Itajaí e Navegantes, foi afirmado pelo prefeito que o túnel terá passagem por baixo do rio do município de Itajaí. O novo túnel irá ser usado tanto para transportes rodoviários, quanto para os ciclistas e pedestres. A profundidade pode chegar até cerca de 23 metros. Hoje, o trajeto entre ambos municípios é feito através de ferryboat.
Foi afirmado pela Amfri, que os estudos deste projeto estão apontando uma tarifa de pedágio para o túnel tendo uma variação entre 4,50 e 10 reais.
Irá ter três faixas de tráfego para cada sentido, uma delas irá ser para cada direção tendo exclusividade para o transporte coletivo. Os pedestres e ciclistas, passarão por uma passagem que estará no meio do túnel. Esse túnel deverá ser aberto no ano de 2028.
Sobre o ônibus elétrico, o preço da passagem deverá estar entre 5 e 10 reais. Irá ocorrer um monitoramento de frota via satélite e bilhetagem eletrônica. A previsão para a circulação deste ônibus é no primeiro semestre do ano que vem.