No início da tarde desta quinta-feira (21), pelo menos dois municípios de Mato Grosso do Sul foram afetados por uma ventania carregada de poeira. Registros feitos por residentes mostram a tempestade de areia cobrindo Dourados, Ponta Porã, Iguatemi e Sidrolândia, localizados nas regiões sul e central do estado.
Conforme relatórios da Climatempo, ventos atingiram a velocidade de 80 km/h em algumas regiões no estado. A forte ventania, que ingressou no estado pelo sul, continua seu avanço em direção ao centro, já alcançando localidades como Sidrolândia e Campo Grande, capital do estado.
Adicionalmente, o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste observou uma queda significativa na temperatura de Dourados, de 37,4 °C às 12h58 para 20,1 °C às 13h28. Isso representa uma redução de 17,3 °C em apenas 30 minutos.
Em Ponta Porã, a temperatura era de 34 °C ao meio-dia, porém, às 15h, já havia diminuído para 18 °C. “A combinação da passagem de uma frente fria com o ar muito quente que está sobre o MS estimula mais nuvens carregadas sobre o estado. Esta frente fria traz ventos frios que desta vez vão conseguir entrar em MS aliviando o calorão“, revelou Josélia Pergorim, que atua no Climatempo.
Vale ressaltar que o estado do Mato Grosso do Sul vem se tornando um dos locais mais quentes do Brasil nos últimos anos. Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!
Enquanto isso, em Ponta Porã, a Secretaria de Obras está mobilizada para lidar com ocorrências de destelhamentos e quedas de árvores.