Um terremoto de magnitude 5,5 atingiu o Japão na noite desta quinta-feira (21). O tremor aconteceu na ilha de Hokkaido, no norte do País.
Apesar do tremor, não houve nenhum alerta de tsunami e nenhuma relato imediato de mortos, feridos ou danos, disseram as autoridades.
Segundo a US Geological Survey, o terremoto ocorreu às 21h22, a uma profundidade de 41 quilômetros. O epicentro aconteceu cerca de 55 km a sudeste da cidade de Sapporo, acrescentou o órgão especializado em terremotos na região.
A cidade de Sapporo registrou um tremor menor, com grau 5 na escala de intensidade. Já em Atsuma, na mesma região, o grau de atividade sísmica chegou a 6. A cidade sofreu um grande tremor em setembro do ano passado, onde foram registrados 41 mortos e vários danos por toda a região.
Vários usuários nas redes sociais relataram ter sentido o tremor, alguns inclusive publicaram vídeos e fotos do acontecido nas proximidades.
A agência oficial de meteorologia do Japão confirmou que não houve risco de tsunami após o terremoto.
“O governo está fazendo o melhor para entender a situação, mas até agora não houve relatos de grandes danos”, disse o secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, a repórteres em Tóquio.
Ainda segundo o secretário, o governo estava preparado para montar operações de resgate em caso de terremotos, e que não aconteceu nenhuma anormalidade nas principais usinas nucleares na região.
めっちゃ揺れたけど?#北海道 #地震#STVからDM来ないかな pic.twitter.com/bdHZTe6liS
— 銀ちゃん (@slacker13gin) 21 de fevereiro de 2019
Os serviços de trem-bala Shinkansen foram suspensos temporariamente em Hokkaido, mas nenhum grande apagão foi reportado.
O Japão fica na junção de quatro placas tectônicas e experimenta uma série de terremotos relativamente violentos com frequência.
北海道で震度6弱の地震
厚真町で停電が発生した映像(音声なし)この時期に停電したら暖房が… pic.twitter.com/QOezkFW800
— DOBN (@_DOBOON_) 21 de fevereiro de 2019