Um grande incêndio estourou na empresa de fabricação de vacinas de Pune, Serum Institute of India na quinta-feira.A empresa está envolvida na produção da vacina Covid-19 Covishield – desenvolvida pela Oxford University e AstraZeneca – que recebeu autorização de uso de emergência na Índia recentemente e está sendo usada para inoculação na mega campanha de vacinação do país.
O Subcomissário de Polícia, Namrata Patil, disse as autoridades que o incêndio começou às 14h45 no quarto e quinto andar do prédio SEZ 3 nas instalações do Instituto Serum.
A equipe de bombeiros foi acionada e chegaram ao local do acidente. Uma equipe da NDRF (Força Nacional de Resposta a Desastres) também se mudou para o local. Operações de combate a incêndio estão em andamento.
A instalação de Manjari, onde o incêndio começou, é onde a vacina contra a COVID-19 é feita, informou a PTI. A causa do incêndio ainda não foi determinada, comentou o funcionário.
Não haveria perda de produção de Covishield devido ao incêndio, disse o CEO do Serum Institute of India, Adar Poonawalla.O local onde começou o incêndio é um edifício em construção no. A vacina e a fábrica de vacinas são seguras. Mais tarde, o acidente levou à morte de cinco pessoas enquanto a equipe de resgate evacuava quatro, contou o prefeito da região.
Vários outros países estão contando com o Serum Institute para fornecer a vacina. A Índia exportou seu primeiro lote na quarta-feira, para o Butão e as Maldiva, seguido por dois milhões de doses para Bangladesh e um milhão para o Nepal.O país planeja oferecer 20 milhões de doses aos seus vizinhos do sul da Ásia, com América Latina, África e Ásia Central.