Este caso ganhou as principais manchetes dos portais de notícias de todo o mundo, temporais que atingem várias regiões da China, um país de dimensão continental, têm deixado um rastro de destruição e mortes.
Um trágico evento ocorreu na província de Shanxi, no norte da China, onde pelo menos 12 pessoas perderam a vida e outras 31 estão desaparecidas após o desabamento parcial de uma ponte.
Segundo a emissora estatal CCTV, o incidente aconteceu na noite de sexta-feira (19) no Condado de Zhashui, cidade de Shangluo, devido às chuvas intensas e inundações repentinas.
As operações de busca e resgate foram iniciadas imediatamente, após testemunhas afirmarem que pelo menos 17 carros e 8 caminhões que caíram no rio. A mídia estatal informou que uma pessoa foi resgatada. A equipe de resgate nacional, composta por quase 900 pessoas, 90 veículos, 20 barcos e 41 drones, está trabalhando intensamente.
O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a necessidade de esforços máximos de resgate e destacou que o país está enfrentando um período crítico de controle de enchentes. Ele solicitou medidas urgentes do governo local.
Uma ponte rodoviária desabou no norte da China, onze pessoas mortas — CCTV
A ponte sobre um rio em Shangluo, província de Shaanxi, desabou após enchentes.
Mais de 30 pessoas continuam desaparecidas.
Kassandra M
©️KMBhttps://t.co/vFwmee4WC4 pic.twitter.com/L7lg26ZJw1
— KASSANDRA MARIE (@kassandramarr) July 20, 2024
Além disso, a província de Henan também está enfrentando graves problemas de inundações, com mais de 100 mil pessoas deslocadas. No sudoeste, na província de Sichuan, mais de 30 pessoas estão desaparecidas após inundações repentinas atingirem uma vila no Condado de Hanyuan, causando danos significativos a infraestrutura local.
Ver essa foto no Instagram
As autoridades informaram que essas inundações ocorreram durante a madrugada, pegando muitos moradores de surpresa. Não há informações sobre quando as buscas pelos desaparecidos devem ser encerradas, neste momento há o esforço de uma grande força tarefa para que aqueles que desapareceram nas águas possam ser encontrados.