A cidade de Manaus, no Amazonas, ainda está passando por uma situação emergencial e não consegue atender os seus pacientes. Atualmente, os hospitais estão lotados e os pacientes chegam a tentar fugir das unidades de saúde, pedindo aos profissionais para que os deixem “morrer em casa”.
Assim, algumas enfermeiras que trabalham na linha de frente do combate ÀCovid-19, chegaram a relatar ao jornal O Globo que a situação está se tornando cada vez mais desesperadora. Elas também afirmaram que os familiares dos contaminados já não sabem mais o que fazer, visto que é doloroso ver pessoas internadas e sofrendo.
Ainda segundo o depoimento das enfermeiras, os pacientes estão passando por uma situação estressante, visto que o número de casos confirmados não para de crescer e, com isso, a situação de falta de oxigênio não se torna melhor.
Logo, alguns pacientes acreditam que vão morrer sozinhos nos leitos e tomam a decisão de ir para casa, onde poderão morrer perto dos seus entes queridos. De acordo com informações veiculadas na web, esse é o pior momento enfrentado pelo Amazonas desde o início da pandemia.
De encontro a isso, é possível relatar que existem vários pacientes morrendo por asfixia devido à falta de oxigênio nos hospitais, especialmente os de Manaus, a capital do estado. Entretanto, a situação não se encontra crítica somente na capital e o interior também possui vários casos de Covid-19.