Em sete décadas, pela primeira vez nos Estados Unidos uma mulher condenada será executada. A confirmação foi feita neste último sábado pelo Departamento de Justiça norte-americano.
Lisa Montgomery foi condenada por estrangular uma grávida em 2004, sendo que antes ela cortou a barriga da vítima para roubar o bebê.
No dia 8 de dezembro, Lisa receberá uma injeção letal, sendo que a última mulher que foi executada nos Estados Unidos,f oi em 1953. Lisa Montgomery teria viajado no final de 2004 do Kansas até Missouri para ir à residência de Bobbie Jo Stinnett, dizendo que compraria um cachorro.
Quando entrou na casa foi logo estrangulando a vítima que estava no 8º mês de gestação. Ao ver que Stinnett ficou inconsciente, cortou a barriga dela e retirou o bebê, fugindo em seguida. A mãe da grávida chegou à casa dela uma hora depois e ao se deparar com o corpo da filha, avisou a polícia imediatamente.
Os investigadores procuraram por pistas que pudessem levar ao ator do crime e no computador de Stinett analisaram as conversas dela com Lisa Montgomery. No dia seguinte os policiais conseguiram prender a criminosa e o bebê foi entregue ao pai.
O julgamento de Lisa Montgomery foi em 2007 e o júri foi unânime ao recomendar a pena de morte. Os advogados de defesa alegaram que a mulher tinha distúrbios mentais e por isso não poderia ser condenada a morte, mas tal argumento não resolveu.