A prudência e responsabilidade dos motoristas de caminhão são essenciais para garantir a segurança nas rodovias. O transporte de cargas é uma atividade exigente, e qualquer descuido pode resultar em tragédias.
Portanto, é vital que os condutores estejam sempre em boas condições físicas e mentais, respeitando os limites da jornada e evitando o uso de substâncias que comprometam sua capacidade de dirigir.
Na última sexta, dia 18 de outubro, um caminhoneiro de 30 anos perdeu a vida em um acidente na BR-251, em Minas Gerais. O veículo capotou antes do trevo que dá acesso à cidade de Grão Mogol.
Segundo o Corpo de Bombeiros, latas de cerveja e comprimidos de “rebite” foram encontrados junto ao motorista, que ficou preso às ferragens. Ele transportava chapas de alumínio em rolo e estava em uma viagem do Mato Grosso do Sul para a Paraíba.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o caminhoneiro perdeu o controle do veículo enquanto descia a serra. A via foi interditada após a chegada do guincho e da perícia, para a retirada do corpo da cabine do caminhão.
O caso traz à tona os perigos do uso de substâncias ilícitas por motoristas profissionais, como álcool e drogas estimulantes, frequentemente usados para tentar combater o cansaço em viagens longas.
As autoridades reforçam a importância de descansar durante viagens extensas e alertam para os riscos graves de dirigir sob o efeito dessas substâncias, que colocam em risco não só o motorista, mas também outras vidas nas estradas.