O que todos querem agora é que a vacina contra a Covid-19 finalmente seja aprovada e comece a ser distribuída para os profissionais que atuam na área de saúde e finalmente chegue à população em geral.
Antônio Barra, presidente da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, disse que acredita que a vacinação em massa no Brasil contra a Covid-19 tenha início já nos primeiros meses do ano que vem, mas ressaltou que o importante agora é garantir que o medicamento seja realmente seguro.
Em entrevista ao jornal Extra, Barra explicou que essa pandemia é complexa e até dificulta fazer alguma previsão, já que a humanidade nunca enfrentou uma situação como essa, apesar de algumas epidemias já terem tirado a vida de muitas pessoas no passado, mas nada que se compara ao novo coronavírus que tem velocidade enorme de transmissão.
Ainda de acordo com Barra, é difícil dizer uma data mais precisa porque a OMS acredita que a vacina demorará bem mais para ser disponibilizada, enquanto ele acha que no início de 2021 o medicamento estará disponível, ou seja, não existe um consenso.
Mas ele deixou claro que tem sua opinião baseando-se nos protocolos que estão sendo desenvolvidos aqui no Brasil e também por causa das informações que vem recebendo.
Barra só não quis dizer qual mês mais provável para iniciar a vacinação em 2021, pois acha que isto estaria criando uma expectativa muito grande nas pessoas, o que seria um grande erro.