Praticamente desde o começo do ano, as aulas presenciais foram suspensas na maioria dos estados do Brasil. Por este motivo, muitos pais se preocupam em saber quando retornará o ano letivo no período presencial. Contudo, esta questão ainda não tem uma resposta definitiva e um estudo realizado pela prefeitura de São Paulo trouxe dados que preocupam ainda mais a situação.
Em estudos realizados, foi comprovado que 64% das crianças que contraíram o Coronavírus e residem em São Paulo não apresentaram sequer um sintoma, ou seja, a maioria foi completamente assintomática. Além disso, 16% das crianças já tiveram contato com o vírus. Os dados foram coletados com a participação de seis mil crianças e adolescentes com idade de 4 a 14 anos.
O atual secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, comentou que 64,4% das crianças que testaram positivo eram completamente assintomáticas, enquanto 35,6% apresentaram algum sintoma. O secretário explicou que se trata quase duas vezes mais do número de crianças que testaram positivo e não chegaram a sequer apresentar algum sintoma.
Os dados foram coletados entre os dias 6 e 10 de agosto. E as informações foram tornadas públicas nesta terça-feira, dia 17 de agosto, durante uma conferência online.
De acordo com a prefeitura, foram testados 2 mil estudantes do Ensino Infantil (4 a 6 anos), 2 mil estudantes do Ensino Fundamental I (6 a 10 anos) e 2 mil estudantes do Fundamental II (11 a 14 anos).
Diante disso, a prefeitura concluiu que seria um risco voltar com as aulas em setembro. Portanto, as aulas presenciais ainda não teriam data para retornar.