Butantan recebe 3 mil litros de IFA para que sejam produzidas 5 milhões de doses da Coronavac

A carga veio da China e chegou no Aeroporto de Guarulhos nesta segunda-feira (19)

Nesta segunda-feira (19) o Instituto Butantan recebeu mais de 3 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que se trata da matéria-prima para que seja produzida a Coronavac. Este material é suficiente para produzir mais de 5 milhões de vacinas contra a Covid-19 agora. A Coronavac é a vacina produzida pelo Instituto para o combate ao vírus no Brasil, em parceria com Sinovac, farmacêutica chinesa.

A carga que veio de Pequim, na China, chegou nesta manhã por volta das 6h13 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O voo em questão foi feito pela companhia aérea Turkish Airlines, e teve que passar por duas escalas, uma na Turquia e outra na Islândia até chegar em solo brasileiro.

Este novo lote de IFA, era previsto para chegar no dia 8 de abril. Devido a este atraso, o Butantan vai completar a entrega das 46 milhões de doses da Coronavac, que serão entregues ao Ministério da Saúde, no dia 10 de maio. A promessa que foi feita em um primeiro momento seria de que estas doses seriam entregues ao governo ao final do mês de abril.

O atraso ocorre devido a um processo de envase e rotulagem da vacina, que se trata da etapa final da produção, e levará 2 semanas. Em um primeiro momento, o que foi informado era de que o Butantan receberia 6 mil litros do IFA, em um único lote. Mas, este envio da matéria-prima acabou passando por uma divisão. Os outros 3 mil litros deverão chegar até o final de abril, mas ainda sem data.

Após o atraso para chegada da matéria-prima em solo brasileiro, o Instituto optou por suspender o envase das doses da vacina. Desta forma, o cronograma inicial apontava que ele deveria ter recebido entre os dias 6 e 8 o material, para que fossem entregues as 46 milhões de doses.

 

Escrito por

Redator Seguindo News

Escrevo sobre os mais diversos temas. Prezo pela parceria com os publishers. Os divulgadores que precisam de matérias específicas podem solicitar.