Na tarde deste sábado (17), uma criança foi atropelada enquanto tentava atravessar uma das ruas da cidade de Lages, localizada no interior do estado de Santa Catarina.
Uma câmera de segurança instalada em um dos imóveis da via, registrou o acidente capturando o momento exato em que a criança, ao sair correndo de uma mercearia e entrar na rua sem observar o fluxo do trânsito é atingida por um veículo.
Populares que presenciaram o incidente relataram que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi rapidamente acionado e prestou os primeiros socorros à vítima.
A criança foi então encaminhada para uma unidade hospitalar para receber atendimento médico necessário. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da criança.
O nome da vítima, do condutor do veículo e dos respectivos responsáveis pela criança não foram divulgados pelas autoridades que foram designadas para o atendimento da ocorrência.
O acidente gerou preocupação entre os moradores da região, destacando a importância de redobrar a atenção ao atravessar ruas, especialmente em áreas movimentadas. As causas do acidente estão sob investigação.
Imagens mostram momento que uma criança é atropelada em Lages pic.twitter.com/w6d4ckMTiE
— Rádio Clube de Lages (@RadioClubeLages) August 17, 2024
Cresce o número de atropelamentos no Brasil
O número de internações decorrentes de atropelamentos no Brasil apresentou um crescimento preocupante em 2023. De acordo com dados do Ministério da Saúde, compilados pela Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA), o país registrou cerca de 107 internações diárias relacionadas a atropelamentos ao longo do ano.
No total, foram contabilizadas 39.110 internações em 2023, um aumento de 7% em comparação com 2022, quando ocorreram 36.609 registros. Este aumento nas internações ressalta a necessidade de maior atenção à segurança no trânsito, tanto por parte dos pedestres quanto dos motoristas.
As estatísticas evidenciam que atropelamentos continuam a ser um sério problema de saúde pública no Brasil, impactando milhares de vidas anualmente. A conscientização e a implementação de medidas preventivas são essenciais para reduzir esses números e proteger a população.