Os ataques armados que têm assolado o mundo nas últimas décadas representam uma ameaça constante à paz e à estabilidade global. Esses atos de violência, perpetrados por indivíduos ou grupos com motivações políticas, religiosas ou ideológicas extremistas, causam sofrimento humano, instabilidade social e econômica, e deixam cicatrizes profundas nas sociedades afetadas.
A disseminação desses ataques é um desafio complexo, exigindo uma resposta coordenada por parte da comunidade internacional, que envolve questões de segurança, prevenção, diálogo intercultural e diplomacia.
A luta contra este tipo de ataque é fundamental para preservar a segurança e a paz em nosso mundo interconectado, promovendo valores de tolerância, coexistência pacífica e respeito aos direitos humanos.
Nesta segunda, dia 16 de outubro, um ato de violência assolou Bruxelas, na Bélgica. Duas pessoas morreram após um indivíduo abrir fogo nas redondezas da Place Sainctelette.
Até o momento as autoridades informaram que nenhum suspeito foi detido e na internet vários vídeos desse momento estão circulando, nos quais é possível ver um homem usando roupa laranja com um capacete branco e uma arma em sua mão.
Veja o vídeo:
#VÍDEO: Ataque terrorista em Bruxelas deixa ao menos dois mortos; o atirador teria gritado “ Allahu Akbar” durante o ataque. Em vídeo no Facebook, o assassino afirmou ser do Estado Islâmico (ISIS) e queria “vingar os muçulmanos” pic.twitter.com/guCCpviW4R
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) October 16, 2023
É possível ver este mesmo homem fugindo do local após ter atirado em duas pessoas. Algumas informações foram divulgadas sobre a nacionalidade das vítimas que é sueca.
Há informações que dizem que o suspeito teria gravado um vídeo onde diz pertencer ao Estado Islâmico e que afirma ter assassinado duas pessoas para vingar os muçulmanos, mas essa informação não foi de fato confirmada.