Em Santa Catarina, várias pessoas já receberam pacotes com sementes misteriosas, o produto chega com alguma coisa que foi comprada pela internet, mas a Cidasc – Companhia de Desenvolvimento Agrícola do estado já emitiu um alerta.
Essas sementes poderão trazer uma série de problemas e até mesmo doenças agrícolas. Há cerca de uma semana um casal que mora em Jaraguá do Sul contou que recebeu as sementes misteriosas. Poucos dias depois vários moradores de Florianópolis e outras cidades também receberam o pacote.
As pessoas procuraram as autoridades e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural para denunciar o caso e disseram que são vária sementes que estão recebendo.
Quem receber esse pacote com sementes misteriosas não deve manuseá-las, a orientação foi dada pela autoridades. A pessoa deve acionar imediatamente a Cidasc, ou informar a secretaria de agricultura da cidade onde mora.
As sementes não podem nem ser jogadas no lixo e muito menos plantá-las, devem ser entregues aos órgãos competentes para que sejam analisadas.
Uma engenheira agrônoma explicou que se essas sementes estiverem contaminadas e chegarem a ser plantadas podem propagar uma série de doenças e contaminar as plantas próximas, causando grande prejuízo econômico e enorme perdas de produção.
Existe a suspeita de que as sementes tenham vindo da China por causa da embalagem, só que o pacote pode ter sido falsificado, por isso é preciso aguardar que o caso seja investigado para tentar chegar à pessoa responsável por estes envios.