Quem nunca recebeu ligações chatas de cobrança por engano? Essas ligações, em muitos dos casos costumam ser persistente e deixam qualquer pessoa irritada. Uma mulher que estava em dívida com o banco recebeu cerca de 250 ligações em menos de duas semanas. Diante da situação ela decidiu tomar uma atitude para que as ligações parassem de acontecer de uma vez por todas. A mulher entrou na justiça.
O Banco Pan, veio a ser condenado pelo TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) a indenizar um cliente no valor de R$3.000,00 por conta de abusos na cobrança das dívidas. A mulher veio a informar, que teria recebido 250 ligações em apenas 12 dias, devido uma inadimplência de um financiamento de uma casa, afirmou também que teve dia que chegou a receber 60 ligações.
Apesar dessa indenização, a sentença vem também com uma multa de R$9,6 mil, por conta do descumprimento de prévio da liminar que ordenava o fim das ligações, que estava em vigor desde outubro do ano passado.
Apesar das ligações, a moça ainda afirmar, que as ligações ocorreram até aos finais de semana, é o banco Pan veio a enviar mensagens pelo WhatsApp de pessoas que eram ligados a cliente.
Conforme Leandro Nava, que e um especialista nos Direitos dos Consumidores, a cobrança das dívidas, e direito do prestador de serviços, contudo, a cobrança não pode causar constrangimento ao cliente.