O áudio da caixa-preta do avião que caiu em Vinhedo, São Paulo, nesta última sexta-feira, dia 9 de agosto, foi exposto pelas autoridades e exibido no Jornal Nacional, da emissora Globo.
De acordo com os dados extraídos, os últimos sons gravados foram os gritos desesperados dos passageiros e dos tripulantes, conforme divulgado no programa jornalístico.
Também chegou a ser dito que o copiloto, Humberto de Campos Alencar e Silva, foi o primeiro a notar que a aeronave estava caindo. Ele alertou o piloto, Danilo Santos Romano, sobre a necessidade urgente de estabilizar o avião.
A partir desse momento, foi cerca de um minuto entre a constatação da perda de altitude e a queda trágica que não deixou sobreviventes por conta da gravidade da situação.
Segundo a reportagem, os registros capturados no áudio mostraram que, durante esse curto intervalo, os gritos da tripulação dominaram a cabine.
Apesar da análise dos áudios, ainda não foi possível identificar quais teriam sido as causas para a ocorrência da queda. Os investigadores também ressaltaram que a proximidade das hélices com a cabine dificultou o entendimento dos diálogos.
A análise preliminar não detectou sons de alerta que indicassem a ocorrência de um possível pane em algum equipamento do avião, como falhas elétricas ou alerta de fogo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o relatório preliminar sobre o acidente deve ser divulgado em 30 dias, buscando oferecer respostas mais concretas sobre a tragédia, que ainda é considerada nebulosa.