CUT defende cooperativismo na agricultura familiar

O secretário-geral da CUT, João Felício, afirmou que é extremamente importante os agricultores familiares terem a oportunidade de discutirem temas como o cooperativismo e o sindicalismo. “Os países que conseguiram consolidar essa concepção cooperativada de produção, de escoamento de produtos, avançaram consideravelmente na economia e na distribuição de renda”, afirmou hoje durante o 1º Encontro Nacional de Agricultura Familiar.

Felício explicou que essa é uma ideia que está sendo implantada no Brasil já nos últimos anos em vários setores da economia, especialmente no campo. “É uma forma do pequeno se organizar numa coletividade para poder se defender”, avalia Felício. “Criar cooperativas para escoar o produto, para produzir coletivamente, é uma oportunidade que o pequeno produtor familiar tem para poder sobreviver, porque, sem isso, ele não vai conseguir sobreviver”.

Escrito por

Wesley Silva

Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.