Aos 32 anos, mulher decide retirar as trompas para não ter filhos: “Me angustiava”

Ela tomou a decisão definitiva de não se tornar mãe.

Patrícia Marx é uma mulher de 34 anos, advogada e que nasceu no Ceará. Ela sempre soube que não queria se tornar mãe. Contudo, isso passou a se tornar um problema em sua vida, afetando seus relacionamentos. Alguns parceiros queriam ter filhos. Ela também sofreu pressão por parte da família e de seus amigos que alegavam que não era normal para uma mulher não querer ter filhos.

A advogada decidiu começar uma terapia e então chegou à conclusão de que realmente não queria ter crianças. Ela realizou a cirurgia para retirar suas trompas de Falópio. Um método definitivo.

No Brasil, existe uma lei de planejamento familiar que concede a laqueada para mulheres com mais de 25 anos ou que já tenham dois filhos. Porém, na prática, existe uma certa dificuldade para ter acesso a este procedimento. Muita coisa não é explicada de maneira correta. Poucas mulheres sabem que podem denunciar casos em que o médico se recusa a realizar o procedimento para a ouvidoria do SUS ou para a Agência Nacional de Saúde.

Patrícia contou que aos 19 anos se casou com um homem que desejava ter filhos e viveu um relacionamento abusivo. Seu parceiro era um homem agressivo e ciumento. Patrícia percebia que suas pílulas anticoncepcionais sumiam. Por ser obesa na época, teve que realizar uma cirurgia de redução do estômago. Nesta ocasião, o marido queria um filho e a fez escolher entre o casamento ou o procedimento.

Patrícia conseguiu deixar o relacionamento abusivo e fez a cirurgia de redução do estômago. Depois, passou por outros relacionamentos com homens que desejavam filhos. Ela se casou com o homem que a incentivou a tomar suas próprias escolhas e respeitou sua decisão de não querer ser mãe.

Diante disso, Patrícia, conversou com sua psicóloga e tomou a decisão de retirar suas trompas, um método definitivo.

Ela conta que agora irá ajudar outras mulheres que não tem o desejo de se tornarem mães a ter mais acesso a informações.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.