Em Pernambuco, localizado na região de Recife, uma instituição escola estadual acabou virando notícia, depois de um episódio de surto coletivo que afetou mais de 20 alunos. A escola é questão se trata da Instituição Referência em Ensino Médio (EREM). A escola fica localizado em um bairro da ZN.
Por volta das 15h30, depois que os alunos haviam almoçado, uma crise generalizada começou no local. Os alunos da instituição começaram de um em um a deitarem no chão, chorando bastante, suando e tremendo bastante. Alguns até mesmo chegaram ao ponto de desmaiarem por causa do pânico sentido na ocasião.
Em questão de minutos, a situação perdeu o controle e a direção da instituição precisou agir rapidamente, se preocupando em acionar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel). Foram enviadas 8 viaturas, sendo que uma delas, tratava-se de uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e duas motocicletas com atendimento prioritário.
Foi preciso cerca de 16 profissionais para conseguir conter o surto dos alunos. Os pais foram avisados da situação e decidiram ir até a escola, com isso a confusão aumentou ainda mais.
Os alunos relataram que o motivo de toda a crise generalizada foi devido a semana de provas. Depois de 2 anos apenas estudando por EAD, alguns alunos teriam entrado em pânico com a chegada das avaliações e isso acabou gerando toda essa confusão.
Esse fato causou uma grande preocupação em diversas pessoas que ressaltaram a importância de cuidar da saúde mental dos jovens depois de anos da pandemia causada pela Covid-19.