Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas em um tiroteio no metrô de Nova York nesta terça-feira. Ao menos 10 delas foram baleadas. Deste total cinco vítimas estão em estado crítico, mas estável. O crime ocorreu na estação 36th Street, perto de Sunset Park, na área do Brooklyn, por volta das 8h30, horário de maior tráfego.
Em sua primeira entrevista coletiva sobre o caso, a polícia disse que o incidente não estava sendo investigado como um ataque terrorista, mas o motivo da violência ainda era desconhecido. Os investigadores estão à procura de um suspeito, que, segundo a polícia, fugiu do local. Ele foi identificado como um homem negro usando máscara de gás, colete laranja e camisa verde escura – semelhante ao que os trabalhadores da construção civil usam.
De acordo com o G1, um alto funcionário alega que o atirador estava dirigindo uma van alugada da empresa U-Haul. porém, os responsáveis pela investigação não quiseram falar sobre o suspeito, mas um alto funcionário da polícia disse que o ataque pode ter sido planejado e não havia indicação de que fosse espontâneo. O ex-policial prefeito Eric Adams se recusou a dizer mais sobre a caça ao atirador para “garantir que não notificamos quem estamos procurando”.
A polícia disse que a fumaça vista na estação foi causada por uma bomba de fumaça, não por um dispositivo explosivo. O suspeito soltou o artefato e começaram a atirar de dentro do vagão do metrô. Um vídeo postado nas redes sociais mostrou pessoas fugindo de uma carroça para a plataforma da 36th Street enquanto a fumaça cobria a cena.